Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





A nossa visita à Quinta do Infesto

por 123LetsCook, em 23.09.13
Quinta do Infesto

 

 

Esta imagem andou a circular no Facebook com o seguinte apelo

"Queridos amigos , tenho varias toneladas de pêra Rocha ainda nas arvores , não posso entregar na FrutaOeste porque o calibre so ronda 50/55 e e muito pequena e nao pagam nada tendo de pagar ainda 10 cêntimos pelo frio . Por isso venham a Quinta do Infesto - Carvalhal - Torres Vedras e podem desfrutar de ar puro trazendo filhos e netos . Durante esta semana podem colher a pêra , e acreditem que se me derem 0,25 cêntimos o Kilo ainda vos ofereço uns kilitos de borla . Como nao gosto de ilegalidades passo fatura . Amigos , se nao for pedir demais solicitava a vossa partilha . Muito obrigado a todos "


Mensagem recebida e no sábado à tarde lá fomos nós munidos de crianças e sacos do pingo doce, à apanha da Pera Rocha.

 

Depois de algumas aventuras a descobrir a Quinta (O GPS às vezes engana:-)), foi facilmente identificada pelos carros estacionados na estrada de acesso.

Mesmo assim, e apesar das 400 mil partilhas, a afluência a um sábado à tarde de tempo magnífico foi aquém do que imaginava. Mesmo assim estavam cerca de 20 carros, cada qual com a sua família e muitas crianças divertidas a arrastar os baldes pelo pomar fora.

 

 

 

Quinta do Infesto

 

Engane-se quem tenha pensado que era fruta demasiado pequena! Peras enormes, bem acima do calibre mencionado. E quando questionámos como era possivel não conseguirem escoar aquele tamanho, a explicação chocou-nos : este ano a FrutaOeste dava apenas 8 centimos por kilo ao produtor! E ainda tinham que pagar 10 centimos/kilo pela armazenagem no frio. Já fizeram as contas ? Então juntem os 25cents/kilo do custo de produção.

 

Não sendo possivel (ainda) comprar directamente ao produtor, pelo menos na maioria das ocasiões, quando for comprar fruta ao supermercado lembre-se disto e escolha frescos portugueses.

 

Parte da produção desde ano da Quinta do Infesto está reservada à indústria (fruta em calda, doces, sumos) mas olhando para as árvores ontem, depois de uma semana de campanha de recolha, é impressionante a quantidade de fruta que tiveram este ano.

Nós viémos com 40 (!) kilos e vamos agora proceder à distribuição pelos amigos, familiares e infantário do nosso filho e obviamente comer pera o resto do ano :P

 

Agradecemos também a simpatia da sra. Otília, da sua irmã e família e a tarde bem passada. Contém connosco para o ano :D

E que esta iniciativa seja a primeira de muitas espalhadas pelo país. Aliás, já se começam a ver frutos, desde as vindimas no Algarve a mais Pera Rocha em Mafra. Venham mais!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De hfv a 24.09.2013 às 10:00

Olha novo negócio para os produtores, produzem a fruta e fazem eventos de apanha de fruta para familias, cobram ao quilo um valor mais baixo as familias divertem-se e passam um belo dia.

O produtor não tem custos com a apanha nem com distribuição.

Mais elaborado podem fazer um evento mais completo com a matança de um porco e um belo vinho da região.

O pessoal vai de manhã apanha a fruta e depois uma bela almoçarada. Vamos de barriga cheia e carregadinho de fruta para casa.
Imagem de perfil

De 123LetsCook a 25.09.2013 às 10:25

Este modelo de negócio estilo pick-your-own está implementado e vários paíes europeus, principalmente no norte. É bom começar a ver cá também. Esperemos que tenha sido o primeiro de muitos :-)
Sem imagem de perfil

De Mercearia Caseira a 24.09.2013 às 14:46

Post muito interessante, sem dúvida. Dá vontade de irmos lá e aproveitarmos estas pêras para fazermos um produto com ela! nada como a proximidade entre consumidores e produtores.
Cumprimentos
merceariacaseira.wordpress.com
Imagem de perfil

De 123LetsCook a 25.09.2013 às 10:28

Sem dúvida a Mercearia Caseira daria um excelente uso às Pêras. Impressionante a quantidade de fruta naquele pomar! E uma tristeza não poderem viver daquela fartura, dado o valor irrisório que dão aos produtores. A criançada encheu a barriga enquanto apanhava :-)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




123 Social



Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D





Selos

Top blogs de receitas